quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009



Uma das coisas que eu gosto é um bom desafio. Por isso aceitei o desafio de ler 50 livros em 2009. Como comecei meu blog já no final de fevereiro, vou comentar os livros que li em janeiro. Logo depois de “O Analista”, reli dois livros de Jostein Gaarder o autor de “O Mundo de Sofia” São dois livros juvenis, mas que valem uma leitura também para os adultos.

O primeiro foi “A Biblioteca Magia de Bibbi Bokken” que Jostein Gaarder escreveu em parceria com Klaus Hagerup. Ele conta de uma forma muito divertida a história do livro e de como foi criada a catalogação para se organizar as bibliotecas. Paralelamente é narrada a história de Nils e sua prima Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega e decidem iniciar uma correspondência que acaba virando um livro. Os dois passaram as férias juntos e antes de se despedirem para retornarem às suas cidades, decidem comprar um caderno de capa dura para se corresponderem, assim os dois podem se manter em contacto durante o ano escolar com um livro de cartas que viaja pelo correio de lá para cá e de cá para lá.
É justamente aí que começa o mistério. Na loja onde foi comprar o caderno, Nils se depara com Bibi Bokken, uma mulher muito estranha, que vagava diante das estantes de livros, olhando-os com água na boca, como se fossem doces ou chocolates. Quando Nils foi pagar, ela ofereceu uma contribuição. Ele ficou com aquela cena incomum na sua cabeça. Na primeira carta que ele escreve no caderno e envia à prima, ele narra o ocorrido. Os dois descobrem que ela vive na mesma cidade de Berit e os dois decidem investigar a estranha mulher. Assim começa a correspondência secreta entre os dois. Um caso e tanto para a dupla de detetives: Nils e Berit.
Em “A Biblioteca Magia de Bibbi Bokken”, o grande herói é o livro e sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas, explicados numa trama de detetives recheada de suspense e aventura. E é assim que os dois autores celebram esse objeto “mágico”, que mudou a história da humanidade e também a vida de muita gente como você: o leitor!
Mesmo sendo um livro juvenil, vale a pena voltar aos nossos tempos de juventude para ser um leitor de “A Biblioteca Magia de Bibbi Bokken”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário